Prefeitura implementa uso de drone no combate ao mosquito Aedes aegypti
Drones serão utilizados para ampliar a eficácia na identificação e eliminação dos criadouros do mosquito
Publicado em 12/11/2024 22:54
Com a chegada do verão e o período chuvoso, a Prefeitura de Dionísio por meio da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, zika e chikungunya, com o uso de tecnologia avançada.
Em uma iniciativa inédita, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais, drones serão utilizados para ampliar a eficácia na identificação e eliminação dos criadouros do mosquito, conforme recomendação do Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Combate à Dengue.
Os Agentes de Combate a Endemias continuarão a atuar na remoção de possíveis criadouros, como vasos, lajes com acúmulo de resíduos e caixas d'água destampadas, enquanto os drones fornecerão uma visão aérea detalhada das áreas que ocasionamente apresente maior incidência. Nesta primeira etapa, a tecnologia será aplicada em Dionísio, e posteriormente em Baixa Verde, Conceição de Minas, e comunidades rurais.
Essa nova ferramenta permite identificar focos do mosquito em áreas de difícil acesso, garantindo uma abordagem abrangente e segura. Equipados com sensores avançados, os drones sobrevoam grandes áreas, facilitando a identificação e o tratamento dos focos de larvas com rapidez e precisão, otimizando o trabalho.
Outro diferencial da tecnologia é a coleta de dados em tempo real, que permite uma análise precisa do ambiente e fortalece as estratégias de prevenção e controle do Aedes aegypti. Com isso, Dionísio dá um passo à frente na inovação e eficácia no combate a essas doenças, colaborando para reduzir os índices de incidência da doença no Município.
A Prefeitura de Dionísio reafirma seu compromisso com a saúde, investindo em soluções tecnológicas para garantir o bem estar dos dionisianos.
por Prefeitura - Todos os direitos reservados